domingo, 15 de fevereiro de 2009

Gir Leiteiro - História da Raça

Criada em estado de pureza nas regiões indianas de Rayputana e Baroda em maior escala, mas também perfeitamente pura nas terras férteis das montanhas de Gir, ao Sul de Katiawar, a raça gir foi alvo de interesse logo de início para os importadores brasileiros. Considerada em sua própria região de origem como de dupla aptidão(trabalho e leite), a raça manteve e aprimorou seus atributos econômicos no Brasil. Com caracterização racial bastante peculiar, o gir se distingue pela pelagem vermelha ou amarela em combinações típicas da raça: gargantilha, chitada, rosilha e moura, sempre sobre pele bem pigmentada. O perfil craniano ultraconvexo(com fronte larga, lisa e proeminente) e marrafa bem jogada para trás(onde nascem os chifres de seção elíptica, achatada, grossos na base, saindo para baixo e para trás), completam com detalhes o padrão racial do gir. Sua natureza gregária e o temperamento dócil contribuíram para sua expansão no Brasil.

O tipo morfológico atende aos requisitos de um animal moderno produtor de carne e leite, ainda que tenham sido observadas linhagens que se destacam mais pela produção leiteira. Os controles oficiais apontam produções médias de 3.198 kg de leite(305 dias, 2 X), sendo comuns lactações acima de 4.000 kg ou até 5.000 kg leite/lactação. Algumas lactações oficiais já ultrapassaram a produção de 10.000 kg/leite. Por esse aspecto, a raça gir é a preferida para cruzamentos leiteiros, principalmente com a raça holandesa.

As crias nascem com um pequeno peso, o que não provoca problemas de parto. Não há registros oficiais de nenhum parto distócico dentro de raça gir. O peso médio ao nascer é de 24 kg para fêmeas, e de 26 kg para os machos, não obstante apresentem bom desenvolvimento e terminação rápida, desde que criados em um sistema de alimentação adequado. A habilidade materna das vacas gir constituem excelente fator de crescimento dos bezerros na fase pré-desmama.


Fonte: http://www.abcz.org.br/site/tecnica/racas/gir.php

contato: dlsouza@uol.com.br

3 comentários:

Cynthia Cantagessi disse...

aooooooooooooo hen fi, tá chique demais esse blog!
parabéns pelo site e, claro, pelos animais!
até mais!

*Drikáah*(só para amigos) disse...

a é?? acha que só a filha mais velha puxa saco é??
seu blog tá perfeito assim como seus animais.. e pra faze propaganda do meu blog de poemas: www.drikaahamigos.blogspot.com

Anônimo disse...

a é,são lindos esses animais!
acho q vou conprar alguns pra minha fazenda!e o site esta muiiiito bom!